Perto de Tóquio vivia um importante samurai.Bastante idoso, dedicava-se a ensinar os jovens como comporta-se de acordo com a filosofia Zen.Apesar da idade,corria a lenda de que ainda era capaz .Dude derrotar qualquer adversário.Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua completa falta de escrúpulos, apareceu por ali. Sua intenção era derrotar o samurai e, com isso, aumentar sua fama.. O velho aceitou o desafio. O jovem,porem,começou a insulta-lo e a chutar pedras em sua direção. Cuspiu em seu rosto, ofendendo, aos gritos, seus ancestrais.Durantamete horas fez tudo para provocá-lo.
O samurai, no entanto permanecia impassível.No final da tarde,exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e bateu em retirada.
Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como pudera suportar tanta indignidade.
Em sua placidez, olhando em seus olhos, ele responde:Se alguém chega até voçe com um presente e voçe o recusa,a quem ele pertence?Prontamente,um dos díscipulos disparou:
--Aquem tentou entregá-lo?
--Pois foi o que fiz! Não aceitei a agressividade.
MORAL DA HISTÓRIA
Sua paz interior depende exclusividade de voçe.A inveja, a raiva e os insultos, se não são aceitos,continuam pertencendo a quem os carregava consigo. As pessoas não podem tirar sua calma, a não ser que voçe permita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário